Villae Branco 2019 é sinónimo de exuberância e a transparência da casta
encruzado, combinada com os delicados
aromas florais da Bical e a austeridade do
cercial, permitiram-nos “desenhar” um
vinho branco de singular perfil.
De acidez contida e vibrante, estrutura
linear de intensa gravidade e de final longo
e pleno, Villae mostra-se como um belíssimo
testemunho do terroir de origem!
A primavera antecipou-se para os meses de janeiro e fevereiro. Foi acertada, a opção da equipa técnica de atrasar o ciclo, podando em Março, evitando assim perdas de produção face às geadas tardias de abril que se verificaram na região demarcada do Dão.
Durante o período primaveril verificaram-se precipitações acima do normal que se revelaram bastante positivas na reposição dos níveis hídricos desejados no solo e para o perfeito desenvolvimento do restante ciclo vegetativo.
O Verão foi ameno e fresco permitindo uma maturação muito equilibrada das uvas, sem stress hídrico. Esta vindima mostrou-se generosa em quantidade e qualidade da uva.
Todo o trabalho técnico apurado e o saber esperar pelo momento certo, atendendo a procura do melhor equilíbrio natural, conjugada com o controlo atento da maturação fenólica das uvas, permitiu-nos criar vinhos singulares.
A fruta generosa, a precisão, a complexidade e a concentração, aliada à elegância e fluidez dos mostos, permitiu-nos elaborar vinhos de perfil e riqueza que espelham o terroir único que lhes deu origem