Seleção de Enólogo, Dão DOC Branco 2019 caracteriza-se por um clima Continental-Mediterrânico, cujas vinhas são localizadas em solo granítico – arenoso. O solo, é ligeiramente ácido e pobre em nutrientes. Ao mesmo tempo, generoso para a realização deste vinho com base em três castas, nomeadamente Encruzado, Cerceal-Branco e Malvasia-Fina.
Um vinho de desengace total, com maceração pelicular pré-fermentativa a frio. Após a prensagem suave das uvas anteriormente mencionadas, o mosto é sujeito a decantação estática.
No que diz respeito à fermentação, é realizada a 15ºC e sujeito a batonnage em inox, após a fermentação.
De acordo com a ficha técnica do produto pode ser consumido de imediato, no entanto, poderá também ser guardado por um período de dois anos ( cave, ao abrigo de luz e com humidade devidamente controlada ). Em suma, um
Ficha Técnica Seleção de Enólogo Dão DOC Branco 2019
Ano : 2019
Tipo : Branco
Denominação : DOC
Produtor : Pedra Cancela Vinhos
Enólogos : Sónia Martins/João Paulo Gouveia
Região : Dão
Castas : Encruzado, Malvasia Fina e Cerceal
Temperatura ideal : 10º C
Teor Alcoólico : 13 %
Garrafa : 75 cl
Produção total : 50.000 garrafas
Prova
Apresenta uma cor brilhante amarelo esverdeado, com aroma citrino e um toque mineral interessante. Paladar de vinho fresco, mineral, fruta verde e amarela, com equilibrio. Um final agradável com sensação de frescura.
Acompanha para um wine pairing perfeito com entradas, marisco, peixes, saladas e pratos frios. Em suma, um pairing perfeito para uma enorme diversidade de pratos.

Pedra Cancela é um projecto de vinhos da Lusovini Vinhos de Portugal com maior notoriedade e que consideram o mais desafiante. Iniciado no final dos anos 90, através da família de João Paulo Gouveia. As vinha da família, denominadas de Oliveira de Barreiros na região de Viseu, onde o terroir e a tradição foram e são o alicerce do projecto.
Presentemente o projecto acumula mais de duas décadas de experiência de viticultura e no trabalho de reinterpretação das castas da região do Dão. Cada vinha tem a a sua identidade distinta e a vinha da Fidalga não foge à regra. Habitualmente o projecto utiliza castas tradicionais, algumas delas quase em extinção em vinhas de idades distintas. Se por um lado a Identidade é um valor fundamental, por outro, o saber e o terroir, são características do projecto. Estas, ajudam também o Dão além fronteiras. Em suma, visite a página de de facebook de Pedra Cancela Vinhos .
© Imagens e/ou nomes são propriedade dos respectivos produtores.
© ENCRUZADO.COM | PORTUGAL